terça-feira, 9 de outubro de 2012

Principais manchetes pigais de hoje



Julgamento de Dirceu esquenta o 2º turno – Correio Braziliense 

O PT começa a semana com um olho nas eleições e outro no processo do mensalão. Teme os efeitos de uma possível condenação hoje de três figuras graduadas do partido:  Dirceu, Genoíno e Delúbio. 

Em São Paulo, onde está em jogo a mais rica prefeitura do país, Serra já parte para o ataque contra o petista Haddad, a quem acusa de fugir do debate ético. "A grande inovação hoje em dia é a corrupção levando gente à cadeia, é a impunidade que começa a acabar", afirma. "Nunca fui perguntado sobre este assunto", reage o petista Haddad. 

Gilberto Carvalho, admite o desgaste por causa do mensalão, mas minimiza: "É provável que tenhamos perdido votos, mas não o suficiente para tirar aquilo que nós agregamos com as presenças de Lula e Dilma"

Petistas e tucanos dominam eleição em grandes cidadesFolha de S.Paulo 

O resultado das eleições municipais mostra que o PT e o PSDB tiveram os melhores desempenhos no grupo das principais cidades do país, aquelas que possuem mais de 200 mil eleitores.

Dos 83 municípios que se incluem nesse perfil, 8 foram conquistados no primeiro turno pelo PT, que disputará outros 22 agora.

Por sua vez, o PSDB elegeu 6 prefeitos e tem 17 candidatos ainda no páreo.

Apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores é possível a realização de um segundo turno.

As siglas vão duelar em seis dessas cidades no segundo turno, sendo três capitais: São Paulo, João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC).
O PT também está na disputa em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT), e o PSDB, em Belém (PA), Manaus (AM), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Contrariando Lula, o ministro Gilberto Carvalho disse que o mensalão atrapalhou o PT, mas o partido "sobreviveu ao obstáculo".

STF define futuro de Dirceu e Planalto tenta se blindar O Estado de S.Paulo 

Ex-ministro deve ser condenado hoje por corrupção; ordem no governo é respeitar decisão e evitar manifestações.

Após sete anos sob investigação, Dirceu terá um novo capítulo de sua biografia escrito hoje pelo STF. O ex-ministro da Casa Civil deve ser condenado por corrupção ativa por ter comandado esquema de compra de apoio político no Congresso, o mensalão.
Três dos dez ministros do STF já condenaram Dirceu e devem ser acompanhados pelos colegas. A presidente Dilma Rousseff quer blindar o governo contra qualquer efeito do veredicto de Dirceu e dos ex-dirigentes do PT Genoino e Delúbio.
Nos últimos dias, a orientação repetida no Planalto é a de respeitar a decisão do tribunal, evitar manifestações políticas públicas contra o resultado e prosseguir com a rotina de governo.
A mesma instrução havia sido transmitida no início do julgamento, em agosto.

Fortalecido, PSB vira o mais cobiçado para 2014
 – O Globo  

O crescimento do PSB nas eleições municipais tomou o partido, até então considerado satélite do PT no cenário nacional, um dos mais cortejados por governistas e oposição, já em busca de alianças para 2014. P
ara Aécio Neves, que se aliou aos socialistas em Belo Horizonte para derrotar o PT, há grande identidade e parceria com o PSB. 

O presidente da legenda, Eduardo Campos, elogiou o governo FH, mas disse que o rompimento com os petistas ocorreu apenas em âmbito local e que não é hora de tratar de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário