sexta-feira, 21 de junho de 2013
TEM DIREÇÃO SIM
TEM DIREÇÃO SIM
Ontem (20/06) fui à Esplanada dos Ministérios e acompanhei a manifestação que ocorreu naquele lugar.
A principio, parece que este movimento não tem direção ou bandeiras especificas, mas uma coisa me chamou a atenção.
Um grupo em frente ao Congresso Nacional se envolveu em um conflito com a policia que estava impedindo a subida dos manifestantes ao mesalino do prédio, como ocorreu na manifestação passada.
Ao ser dispersado com spray de pimenta e depois com gás lacrimogênio, essa "massa" se direcionou diretamente ao Itamaraty no intuito de invadir este prédio e causando cenas lamentáveis de depredação e vandalismo.
Neste grupo, que não era tão pequeno, (cerca de uns 500) o que me chamou a atenção, foi a rapidez da decisão de, depois de dispersado de um local, de se dirigir ao outro.
Num movimento teoricamente sem líderes, essa rapidez de decisão, me deu a impressão que esse grupo tem um plano A e um plano B.
Não teve discussão, foi direto, como se já houvesse uma definição prévia do que fazer.
Só quando estavam já invadindo a Itamaraty, foi que ouvi umas pessoas dizendo "palavras de ordem" ou algo parecido (Uh! Uh! Vamô invadi!) incitando os demais manifestantes a acompanhar a ação deste núcleo mais radical.
E isso não é a característica de um movimento de massas sem direção, é de quem se reuniu e discutiu o que fazer, como fazer, pre-definir alternativas, enfim, um movimento organizado, dentro de um movimento disperso, sem lideranças e portanto "desorganizado.
Se esta impressão pessoal se confirmar, resta saber quem são estes organizados, o que querem e o quem defendem ou a serviço do que ou quem estes grupos radicais estão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário