terça-feira, 18 de junho de 2013

Ei reaça, vaza dessa marcha


REPRODUZO IPSIS LITTERIS SEU CONTEÚDO, ATÉ AQUELE QUE FAZ CRITICA A SETORES DO PT.


Não, reaça, eu não estou do seu lado. 

Não vem transformar esse protesto legítimo em uma ação despolitizante contra a corrupção. 

Não vem usar nariz de palhaço, não tem palhaço nenhum aqui. 

Agora que a mídia comprou a manifestação tu vem dizer que acordou?

O povo já está na rua há muito tempo, movimentos sociais estão mobilizados apanhando da polícia faz muito tempo. 

São eles os baderneiros, os vândalos, os que atrapalham o trânsito. Movimento pelo transporte, Movimento Feminista, Movimento Gay, Movimento pela Terra, Movimento Estudantil…

Ninguém tava dormindo! 

Essa violência que espanta todo mundo não é novidade, não é coisa de agora. Acontece TODOS os dias nas periferias brasileiras, onde não tem câmera pra registrar ou repórter para se machucar e modificar o discurso da mídia.

Não podemos admitir que nossa luta seja convertida pela direita numa passeata contra a corrupção. 

Não é uma causa de neoliberais. Não é uma causa pelos valores e pela família. Não estamos pedindo o fim do Estado – pelo contrário! – Esse “Acorda, Brasil” não tem absolutamente NADA a ver com a mobilização das últimas semanas.

Então se tu realmente acredita que a mídia tá do nosso lado, abre os olhos! São muitas as maneiras de se acabar com um levante: força policial, mídia oportunista, adoção e desconstrução do discurso…

“Não é nem um pouco fácil entender a proporção que as coisas estão tomando no Brasil. Os protestos estão cada vez mais heterogêneos, e amanhã (ontem 17-06) vai ser um dia gigante e imprevisível. 

Protestos são convocados por desde movimentos libertários e autogestionados (que se encontram na gênese das manifestações) até pelas páginas ufanistas/moralistas/udenistas como a anti-petista Acorda Brasil, que dissemina desinformação e preconceito de classe. 

Se esse choque de alteridades pode ser potente, também pode gerar desmobilização numa questão de semanas. 

Começou a disputa pelos sentidos da efervescência. 

Reacionários estão determinados a também sair do facebook e transformar a insatisfação coletiva numa versão inchada do elitista Movimento Cansei, com sua pauta moralista e anti-petista.

Por outro lado, governistas estão mais preocupados em deslegitimar as manifestações e em blindar os governos petistas, que não se pronunciam sobre o que acontece por não conseguirem compreender o novo, e quando se pronunciam, não conseguem romper com o emcimadomurismo. 

A multiplicidade de pautas que desaguam nessa insatisfação generalizada torna impossível vislumbrar os rumos que as coisas irão tomar. 

Será árdua a tarefa de disputá-los.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário