quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Manchetes do PIG: os abutres se locupletam



Jornais de circulação nacional e Correio dão manchetes para condenação do ex-ministro José Dirceu pelo STF no julgamento do chamado mensalão.


Globo, “STF condena Dirceu por comandar o mensalão”. Informa que, para seis ministros do Supremo, o ex-chefe da Casa Civil deu ordem para pagar propina em troca de votos no Congresso. Reporta que também foram condenados por corrupção ativa o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o operador do esquema, Marcos Valério, e outros quatro réus. Anota que “o ex-homem forte do governo Lula ainda será julgado por formação de quadrilha”.

Folha opta pelo sensacionalista “Culpados” [todo em caixa alta, negrito, rasgado em seis colunas e sob foto de conotação negativa, tirada no dia da eleição em SP]. Noticia que Dirceu alega ter sido "linchado" e ataca o STF, que, segundo ele, agiu "sob forte pressão da imprensa". Para o petista, houve "um juízo político e de exceção". "Vou acatar a decisão, mas não me calarei", afirmou.

Registra que Genoíno disse que, "como inocente", está "revoltado". Anota que, em reunião fechada, Lula conclamou petistas a reagir sempre que forem chamados de mensaleiros. 
Estado, “Supremo condena Dirceu”. Jornal destaca sob o título, do lado direito, declaração atribuída ao ex-presidente Lula após a condenação, “Foi hipocrisia”.

Nota na coluna de Mônica Bergamo, na Folha, diz que “análise de mídia que circula entre réus do mensalão esquadrinha textos da imprensa e chega à conclusão de que os veículos ‘avançam o sinal em relação a quem não é réu: Lula’. Relaciona citações ao ex-presidente à campanha eleitoral”.

Elio Gaspari, em sua coluna na Folha/Globo, diz que “Lula carregou seu segundo poste”.
Valor registra na capa que “José Dirceu é condenado por corrupção”. Jornal diz que “os placares pelas condenações foram acachapantes e o STF esteve distante de chegar a qualquer divisão de votos”.
Correio sai com “Como fica o PT após a condenação de Dirceu”. Em chamada de corte editorializado, diz que, “mesmo condenado pelo STF por corrupção,o poder de Dirceu é tão grande dentro do PT que ele deve continuar influenciando os rumos do partido, inclusive em 2014, ainda que tenha de cumprir pena na prisão.

Muitos petistas graduados atribuem a ele a eleição de Lula. Mas há quem preveja também uma perda de espaço pelo ex-ministro e aliados dentro do próprio PT e no governo Dilma”.

Globo, em outra chamada de capa, destaca que “Joaquim será eleito presidente do STF hoje”. Diz que ministro vai ser eleito hoje para comandar Corte. Diz que “superação, desafetos e rigor no mensalão marcam sua trajetória”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário