quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pesquisas - Eleições 2012 - SP e BH


IBOPE: Russomanno despenca Haddad e Serra empatados


Estado dá segunda manchete para “Russomanno cai; Serra e Haddad empatados”. Informa que pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostra que a intenção de voto no candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu de 34% para 27% em uma semana

A cinco dias da eleição, José Serra (PSDB), com 19%, e Fernando Haddad (PT), com 18%, seguem em situação de empate técnico. Gabriel Chalita (PMDB) foi o candidato que mais se beneficiou da queda de Russomanno: subiu três pontos porcentuais e chegou a 10% das preferências. 

Anota que Serra oscilou dois pontos para cima e Haddad permaneceu com a mesma taxa. 

Nas projeções de segundo turno, Russomanno venceria Haddad (39% a 30%) e Serra (46% a 28%), e Haddad bateria o tucano (38% a 31%). 

A margem de erro é de três pontos porcentuais. 

Globo acompanha com comedido “Russomanno cai ainda mais”. 

Folha enfatiza na capa que “Russomanno cai 7 pontos em uma semana, mostra Ibope”.

Estado noticia na capa que “Petista chama líder para debate na web”. Informa que Haddad propôs que Celso Russomanno participe de debate amanhã, pela internet. 

Anota que a TV Globo anunciou o cancelamento do debate que realizaria amanhã. Estado, internamente, noticia que declaração de Russomanno sobre ligação de sua campanha com ex-vereadores ligados à máfia dos fiscais de SP, “ ‘Não fechei com eles’, diz candidato sobre ícones do escândalo” [jornal esconde no título nome do candidato e de que escândalo se trata].veja aqui

Valor informa internamente que “Serra confia na indefinição de mais de metade dos eleitores”. 

Jornais destacam internamente que Haddad usa depoimento de Dilma em último programa de TV e noticiam presença da presidenta hoje na capital mineira. 

Estado o faz na capa, “Dilma vai a comício”.  BH/Patrus reage – Globo, na chamada sobre o Ibope, informa na capa que, em Belo Horizonte, diferença de Márcio Lacerda (PSB) para Patrus Ananias (PT) também despencou de 17 para 9 pontos. Internamente, Globo diz que “Cai diferença em BH, e PT aposta em Dilma para ir ao 2º turno”.

Análise I:


Não sou expert em metodologias desses institutos de pesquisa, porém me chama a atenção o quadro de disputa no 2º turno em contraponto ao 1º na cidade de São Paulo.

Queria entender como o Coiso está na frente do Haddad (por 1 ponto apenas e obviamente na margem de erro) se nas simulações do 2º turno Haddad contra o Tá Russo a diferença é menor do que a simulação do Coiso com  o Tá Russo e numa simulação entre o Haddad e o Coiso, o Haddad ganha... Isto em uma mesma pesquisa!

Se for manipulação ( e eu acredito que seja) não seria a primeira nem a ultima...

Análise II:

A possibilidade de 2º turno na capital mineira deve estar deixando tucanos e o PIG a beira do desespero... 

Eles apostaram que o circo montado no STF, iria ferrar com o PT e aliados mas mais uma vez suas estratégias deram com o burro n'água... 

São Paulo, BH, Cuiabá, Fortaleza, Salvador,  entre outras cidades importantes do  país podem ser governadas pelo PT a partir de 2013.








Nenhum comentário:

Postar um comentário